quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dom Casmurro

Escolhi Machado de Assis para este post, mais especificamente, um trecho de Dom Casmurro. Confesso ser essa uma de minhas obras prediletas. A trama me envolve e me fascina do início ao fim, minha sede de desbravar o próximo capítulo não cessa, mesmo que seja uma releitura da obra. E pra finalizar, aquela indagação sempre tão frequente permanece: Capitu traiu ou não Bentinho? Salve Machado de Assis!



Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...
Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.

Machado de Assis

6 comentários:

  1. Tinha apenas comentado que há olhares que dizem mais sobre nós do que uma enchente de palavras :)

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca gostei de Dom Casmurro, mas gostei muito do que postou!
    Beijocas =*

    ResponderExcluir
  3. Adoro Dom Casmurro. Para mim uma das obras mais fascinantes de Machado de Assis e começando a ler o que você postou fui me redordando...
    Ótima lembrança.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Talvez o que mais suscite a fascinação seja a pergunta Traiu ou não traiu. Grande Machado está em Memórias Póstumas de Brás Cubas, em esaú e Jacó. Mas que é uma delícia a leitura de Dom Casmurro, seguramente é.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Estava passando... mas quando vi Machado... parei. Adoro Machado!
    Volto para ver suas postagens (mesmo que não seja do Machado de Assis). Parabéns,
    Regina

    ResponderExcluir
  6. Machado de Assis em plena madrugada de sábado pra domingo? Hum, não podia terminar meu sábado e iniciar meu domingo de um jeito melhor (rsrsrs).

    Sou fã, fã mesmo do Machado: tenho todos os romances, vivo lendo e relendo e não me canso nunca de ler (atualmente estou relendo "Esaú e Jacó"). O trecho que vc selecionou é ótimo.

    Não sei se vc reparou, mas adorei o seu blog (rsrs): e eu vou segui-lo, tá bom?

    Bejo, bom domingo!

    ResponderExcluir